2025-06-11
A entrega dos cheques EcoEvento pela Câmara Municipal de Vagos é realizada em parceria com a ERSUC. Fotografia: Município de Vagos
A Câmara Municipal de Vagos entregou, na sexta-feira passada, os cheques EcoEvento, referentes aos anos de 2023 e 2024, a duas associações do concelho.
O Ecoevento é uma iniciativa da ERSUC que desafia os organizadores de eventos, neste caso, as Festas do Município, o Vagos Sensation Gourmet e o Vagos Metal Fest, a solicitar a classificação de Ecoevento para os mesmos, com base na responsabilidade, preocupação e sustentabilidade, reconhecidos pelos participantes.
Contempladas por estes cheques, de 296,68€ e de 339,48€, respectivamente, foram a Dunameão e a Charcos e Companhia.
“De ano para ano temos vindo a aumentar o peso [de plástico] que é recolhido, bem como o valor que recebemos”, adiantou a vereadora da Câmara Municipal com o pelouro do Ambiente, Susana Gravato.
EcoEvento alargado a outros eventos
Em 2025, o número de iniciativas que acontecem no concelho de Vagos com a chancela de EcoEvento cresceu.
A Câmara Municipal de Vagos convidou as feiras (dos Lagos, em Soza; de Calvão e da Boa-Hora), o “Vagos, O Nosso Natal” e o “Entre o Ler e o Brincar”, a associarem-se a esta iniciativa. As candidaturas apresentadas foram aceites pela ERSUC.
“Depois do Vagos Metal Fest fechamos a recolha, pesamos o valor conseguido e definimos a quem o entregar”, acrescentou Susana Gravato que espera que “para o ano seja um valor superior, sem dúvida alguma”.