Região: Excedidos valores limiar de ozono

2021-08-24

A CCDR Centro informa que foram excedidos os valores Limiar de Ozono na região. O período de ocorrência decorreu entre as 18 e 19 horas desta 2ªfeira. Os valores de concentração registados podem provocar danos na saúde humana, especialmente nos grupos mais sensíveis da população.

Região: Excedidos valores limiar de ozono

A CCDR Centro informa que foram excedidos os valores Limiar de Ozono na região. O período de corrência foi registado entre as 18 e 19 horas desta 2ªfeira, dia 23 de agosto.

Em nota de imprensa, é referido que na estação de Montemor-o-Velho (Concelho de Montemor-o-Velho) foi registada uma concentração média horária de 183 µg/m³ (microgramas de ozono por metro cúbico de ar). A estação abrange a zona centro litoral, nomeadamente os concelhos de: Águeda, Anadia, Ansião, Batalha, Cantanhede, Coimbra (excepto as freguesias de: Almedina, Santa Cruz, São Bartolomeu, Sé Nova, Eiras, Santa Clara, Santo António dos Olivais, São Martinho do Bispo), Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Leiria, Lousã, Marinha Grande, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Bairro, Penacova, Penela, Pombal, Porto de Mós, Sever do Vouga, Soure, Vagos e Vila Nova de Poiares.

Na medida em que os valores de concentração registados podem provocar danos na saúde humana, especialmente nos grupos mais sensíveis da população (crianças, idosos, asmáticos, alérgicos e indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas) recomenda-se que os residentes nos locais afectados: reduzam ao mínimo a actividade física intensa no exterior (sobretudo ao ar livre);evitem outros factores de risco, tais como fumar ou utilizar/contactar com produtos irritantes contendo solventes na sua composição (ex. gasolina, tintas e vernizes); respeitem rigorosamente tratamentos médicos em curso; recorram a cuidados médicos, em caso de agravamento de eventuais sintomas

A exposição a este poluente afecta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações oculares.

Para mais informação consultar o portal da CCDR www.ccdrc.pt

 

 

- Publicidade -

- Publicidade -

 

- Publicidade -

 

 

- Publicidade -