2025-03-13
Depois de ter denunciado, recentemente, que o Governo PSD “abandonou” a expansão do Hospital de Aveiro, o Bloco de Esquerda (BE) acusa, agora, o Governo PSD de rejeitar a ligação ferroviária Aveiro – Salamanca.
Bloco de Esquerda (BE) acusou Governo PSD de voltar a abandonar a região de Aveiro.
Denuncia que, na reunião do Conselho de Ministros de segunda-feira, na véspera da discussão da moção de confiança, o Governo pediu estudos para ligações ferroviárias de alta velocidade a Espanha, dando prioridade a duas ligações: Porto-Vila Real-Bragança e outra no Algarve. “Já a ligação Aveiro-Viseu-Guarda-Salamanca aparece preterida”, acusa o Bloco.
O Bloco de Esquerda lamenta que o Governo de Luís Montenegro “tenha tido como uma das suas últimas iniciativas abandonar novamente a região de Aveiro, afetando drasticamente as populações e a economia da região” e garante continuar “a lutar pela construção desta linha ferroviária de Aveiro a Espanha, que permitirá dar centralidade a Aveiro, dinamizar o respetivo Porto e descarbonizar a mobilidade”.
“Esta é, em poucos dias, a segunda decisão danosa do governo PSD para com os interesses da região de Aveiro, depois de também abandonar a expansão do Hospital de Aveiro”, recordou o BE.
O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Aveiro, João Moniz, reforça a gravidade desta decisão para o desenvolvimento económico de toda a região.