2024-11-08
Esta proposta foi idealizada no âmbito de um dos sete desafios colocados pelos hospitais parceiros: a monitorização e prevenção de infeções hospitalares.
A solução “CareMinder”, uma tecnologia a instalar nos hospitais para criação de um sensor que, através da vibração e em diversos momentos, alerta os profissionais de saúde e visitantes para a necessidade de desinfetar as mãos, foi a proposta vencedora da edição de 2024 do Cantanhede Innovation Days.
Esta proposta foi idealizada no âmbito de um dos sete desafios colocados pelos hospitais parceiros: a monitorização e prevenção de infeções hospitalares. Os demais desafios que foram colocados às equipas incluíram sistemas de monitorização remota de dados de saúde de pacientes, diagnóstico de doenças raras, acesso a cuidados de saúde mental, otimização de recursos hospitalares, monitorização e prevenção de doenças hospitalares e sistemas de suporte à decisão para profissionais de saúde ou para melhoria do acesso a cuidados de saúde.
As propostas foram apresentadas e submetidas à apreciação do júri esta quarta-feira, 6 de novembro, no auditório do Museu da Pedra.
Constituída pelos estudantes Adebare Adeleke, Arthur Bastos, Beatriz Oliveira e Patrick Carneiro, a equipa vencedora recebeu um prémio no valor de 1.000 euros, apoiado pela Basinnov Life Sciences / FHC Group, garantindo o privilégio de participar no evento final a nível europeu, os European i-Days, que este ano decorrerá em Budapeste.
Além disso, os participantes envolvidos no Cantanhede Innovation Days podem tornar-se membros da grande rede EIT Health Alumni Network, o que lhes permitirá conhecer outros projetos inovadores e aceder a diversas oportunidades.