2024-11-05
A aveirense Gabriela Benedeti vai partilhar a residência com Daniil Revkovskyi, artista da Cidade anfitriã e os trabalhos decorrem nas Galeria Labirynt, um espaço criado em 1956 para exposições e atividades culturais.
A artista aveirense Gabriela Benedeti foi selecionada para participar na residência artística do projeto CreArt 3.0 organizada pela Cidade de Lubin, na Polónia, e que decorre entre os dias 4 de novembro e 6 de dezembro. Irá partilhar a residência com Daniil Revkovskyi, artista da Cidade anfitriã e os trabalhos decorrem nas Galeria Labirynt, um espaço criado em 1956 para exposições e atividades culturais.
A participação na residência artística em Lublin resulta de Aveiro ser parceiro do projeto CreArt 3.0 (2024-2026), uma rede de cidades que reúne 14 entidades de 13 países europeus, enquadrando-se no programa Europa Criativa.
O projeto de Gabriela Benedeti intitula-se Projechotomy || DIchotomy of light: exploring energy transitions between coal and pellets e explora a tensão existente entre o uso do carvão e das pellets de madeira num contexto de soluções energéticas. Na origem deste conceito está o facto de a Polónia ser um dos maiores produtores europeus de carvão e de Portugal liderar a exportação de pellets de madeira, realçando o impacto destas atividades na Natureza e despertando as consciências para esta problemática contemporânea com contornos económicos, sociais e ambientais.