2024-11-04
Ao longo de todo o dia de sábado, dia 9 de novembro, vão ser promovidas actividades que valorizam o património, o pão, as padarias, as moagens, os jogos tradicionais e os talentos deste lugar.
O Município de Ílhavo, em parceria com a Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas”, vai promover no próximo sábado, dia 9 de novembro, o “Dia de Vale de Ílhavo”, com um programa de atividades, que se estenderá ao longo de todo o dia, valorizando o património, o pão, as padarias, as moagens, os jogos tradicionais e os talentos deste lugar.
Esta iniciativa surge na sequência da parceria estabelecida com a Associação de Turismo de Aldeia (ATA), que aprovou a adesão de Vale de Ílhavo à rede Aldeias de Portugal.
O programa de atividades começa às 10h00, com a visita “À Descoberta de Vale de Ílhavo”, orientada por João Torrão, professor catedrático natural de Vale de Ílhavo.
Ao final da manhã, às 11h30, começa a visita à Moagem Carlos Valente, onde se aprende todo o processo tradicional de transformação dos cereais em farinha.
Já à tarde, a partir das 15h00, no campo de jogos de Vale de Ílhavo, por trás da Capela Nova, recordam-se brincadeiras de infância com os Jogos Tradicionais de Vale de Ílhavo.
Meia hora depois, entram em ação os “Toca Baldar”, a Banda de percussão local, para uma arruada pelas ruas de Vale de Ílhavo. Às 16 horas, no forno comunitário de Vale de Ílhavo e no parque de merendas, começa a atividade “Mãos ao Pão”.
No caso de condições climatéricas adversas, as atividades desenvolvidas em espaço exterior, serão realizadas no Centro da Nossa Sra. Da Paz em Vale de Ílhavo.
O “Dia de Vale de Ílhavo” encerra com o espetáculo “Talentos da Nossa Terra”, às 21 horas, na Sede da ACR “Os Baldas”, com variadas atuações de teatro, música e dança.
A participação nas atividades (à exceção dos Jogos Tradicionais) requer inscrição, através do email turismo@cm-ilhavo.pt ou pelo número de telefone 234 329 686. Os bilhetes para assistir ao espetáculo “Talentos da Nossa Terra” podem ser adquiridos na sede da Associação “Os Baldas”, em Vale de Ílhavo.