2024-09-25
Música, exposições, showcookings, tasquinhas, artesanato e os, já tradicionais, concursos “Sopas da Terra”, “Abóbora mais Pesada” e “de Papas” ocuparam aqueles que passaram pelo Largo de S. Miguel, em Soza, de 20 a 22 de setembro.
Fotografia: Sosense
A XII edição da Feira da Abóbora terminou e - apesar da Confraria Gastronómica dos Sabores da Abóbora ainda não ter contabilizado a quantidade de abóbora utilizada durante todo o evento-, levou Fátima Rito, Chanceler- Mor da Confraria, a realizar um “balanço mais que positivo” do certame, que não duvida que tenha levado milhares de pessoas a passar pelo recinto de 20 a 22 de setembro.
“Não sei, ainda, precisar a quantidade de abóboras utilizadas durante todo o fim-de-semana, mas para além das nossas nós adquirimos a alguns produtores lá de Soza. Fomos buscar antes do evento, pelo menos, cinco atrelados de carrinhas de caixa aberta.
Música, exposições, showcookings, tasquinhas, artesanato e os, já tradicionais, concursos “Sopas da Terra” (cuja vitória foi atribuída para a Marisqueira da Vagueira com a sopa de peixe), “Abóbora mais Pesada” (apresentada pelo sosense António Luzio) e “de Papas” (ganho por uma artesã “Arroz de Canelas”) a fizeram as delícias de quem passou pelo Largo de S. Miguel de Soza.
Perante o sucesso desta que já é a 12ª edição do evento, as abóboras já pensam na próxima.
Em cima da mesa está, inclusive, a mudança da localização do evento para a frente da USF dos Lagos, por “ter mais espaço para o recinto e de estacionamento”.