2023-10-05
Projeto venceu o "Prémio de Inovação nas Forças Armadas 2023".
Uma equipa de alunos de doutoramento da Universidade de Aveiro (UA) e investigadores do Instituto de Telecomunicações (IT) criou um uniforme militar que consegue gerar, armazenar e transferir energia.
O projeto intitula-se "S.C.O.U.T.E. - Sistema de Conexão e Otimização de Uniformes para Transferência de Energia" e venceu o "Prémio de Inovação nas Forças Armadas 2023".
Na prática, o uniforme está equipado com várias tecnologias que permitem gerar energia através de fontes solares e mecânicas (como piezoeletricidade). A energia gerada é armazenada e pode ser transferida sem fios para outros militares, criando uma rede de distribuição de energia e dados. O uniforme também pode aproveitar a energia do ambiente ou do movimento do militar.