2023-09-12
Apesar da taxa de cobertura da rede de saneamento no concelho já rondar os 100%, a Câmara de Oliveira do Bairro continua a reclamar mais investimento por parte da AdRA - Águas da Região de Aveiro em "pequenas ruas e pequenas travessas" que faltam.
O Município de Oliveira do Bairro assinalou, esta segunda-feira, o arranque da construção do sistema de drenagem de águas residuais, para o alargamento da rede de saneamento à Rua do Vale do Junco, em Águas Boas, na freguesia de Oiã.
De acordo com a AdRA - Águas da Região de Aveiro, esta empreitada vai servir uma população de cerca de 30 habitantes e conta com um investimento de 142 mil euros, tendo um prazo de execução de 90 dias.
O sistema é constituído por aproximadamente 229m de coletores de recolha de águas residuais urbanas, 10 ramais e um sistema elevatório, que será ligado à rede existente.
Segundo Fernando Vasconcelos, Presidente do Conselho de Administração da AdRA, a empresa já investiu no Concelho de Oliveira do Bairro "5,5 milhões de euros em água e saneamento", embora estivessem inicialmente previstos 3,3 milhões de euros.
Ainda assim, este responsável confessou que Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, continua "pedir-nos mais velocidade e mais investimento em saneamento básico", apesar da taxa de cobertura já andar na casa dos 100%, faltando apenas "pequenas ruas e pequenas travessas".
Em resposta, o autarca referiu que continuará a defender os interesses de todos os seus munícipes e a insistir junto da AdRA para que "a rede de saneamento chegue a todas as casas do Concelho".