2023-04-05
Esta manhã, o presidente da Câmara de Ílhavo, João Campolargo, celebrou um protocolo em nome da autarquia com o Instituto Nacional para a Reabilitação, representado pelo presidente do Conselho Diretivo, Rodrigo Ramos.
O Município de Ílhavo deu mais um passo na direção da inclusão, esta manhã, com a assinatura do protocolo com o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), para abertura do Balcão da Inclusão.
Este novo serviço é criado, segundo o presidente do Conselho Diretivo do INR, Rodrigo Ramos, para “garantir que nenhuma pessoa é excluída da sociedade e da economia”.
Através dos Municípios, o INR pretende “promover as políticas públicas para garantir que esta exclusão não aconteça”, garantiu.
Esta rede começou em 2016. João Campolargo, presidente da Câmara de Ílhavo, lamentou que o concelho não tenha sido um dos primeiros 100 parceiros do INR. Contudo, garantiu “ficámos contentes por estar nessa linha dos segundos a avançar”.
De acordo com os Censos de 2021, em Ílhavo, residem cerca de 1 879 pessoas com deficiência.
“Hoje somos uma entidade empregadora inclusiva e trabalharemos para ser cada vez mais um Município inclusivo”, garantiu o edil que espera “que hoje seja o início de um novo tempo, mais inclusivo, mais justo e mais pleno.”