2023-02-01
As árvores serão disponibilizadas no âmbito da candidatura ao projeto Floresta Comum.
O Município de Cantanhede viu aprovada a candidatura efetuada no âmbito do projeto Floresta Comum “Projetos Florestais ou de Conservação da Natureza e Recuperação da Biodiversidade – Bolsa Pública de Espécies Florestais Autóctones”, que permitirá aos proprietários a rearborização dos respetivos terrenos inseridos nas faixas de gestão de combustível com carvalhos, pinheiros mansos, amieiros e freixos.
Em Cantanhede, a floresta representa 62% da área total do concelho.
No âmbito da candidatura agora aprovada, as espécies que a Câmara Municipal de Cantanhede tem disponíveis para plantação são o Acer pseudoplatanus (padreiro), Alnus glutinosa (amieiro), Fraxinus angustifolia (freixo), Quercus faginea (carvalho-cerquinho), Quercus robur (carvalho-alvarinho), Pinus pinea (pinheiro-manso), Quercus suber (sobreiro), Juglans nigra (nogueira preta) e Salix atrocinerea (borrazeira-preta).
O Gabinete Técnico Florestal do Município disponibilizará as plantas aos proprietários dos terrenos, mediante contacto prévio.
O vereador, Adérito Machado, considera que o “objetivo é o de fomentar e incentivar o enriquecimento da floresta autóctone, com ações de rearborização em faixas de gestão de combustível da rede viária florestal”.