2022-12-28
Imóvel foi cedido pelo Município de Cantanhede.
A antiga escola primária de Vila Nova vai continuar a estar no centro das atenções do associativismo cultural, agora com a cedência do imóvel à Bónus Medieval – Associação Teatro e Recreação Cultural, que aí vai continuar instalada e a dinamizar atividades culturais e recreativas, no âmbito de um protocolo que envolve o Município de Cantanhede e a União de Freguesias de Portunhos e Outil, e que colhe a total concordância do Clube União Vilanovense (CUV).
O documento foi aprovado na última reunião camarária.
Já em novembro passado um protocolo idêntico havia sido assinado nesta freguesia com vista à instalação da Associação Desportiva Cantanhede Cycling na antiga escola primária da Pena.
O protocolo agora aprovado pelo Executivo Municipal vem resolver o problema de falta de um espaço condigno para a associação guardar nas melhores condições o seu vasto espólio e materiais. Permitirá também a realização de atividades e eventos de índole social, cultural, recreativa e desportiva.
Na perspetiva do vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, “esta é uma forma de dar uma nova vida às escolas e colocá-las ao serviço da comunidade”.
“Para além de preservar a ligação afetiva que as populações locais têm com as antigas escolas primárias, ao mesmo tempo promove-se a rentabilização de recursos e assegura-se a conservação dos imóveis e a preservação do seu valor patrimonial”, reforçou, adiantando que desta maneira, “a autarquia prossegue a sua política de colocação de antigos edifícios escolares desativados ao serviço das populações, permitindo a sua utilização por parte da Junta respetiva e das associações que a partir desse novo espaço passam a dinamizar as suas atividades de interesse público a desenvolver no âmbito das suas atribuições e finalidades”, concluiu.
De acordo com o protocolo de cedência e utilização da EB1 de Vila Nova, a manutenção, limpeza e boa conservação do edifício e espaço exterior são da responsabilidade da Bónus Medieval, assim como os encargos decorrentes e as despesas inerentes à utilização do imóvel, nomeadamente de fornecimento de bens e serviços, energia elétrica, água, gás, telefone, segurança e vigilância, limpeza, seguros ou outras despesas referentes à sua utilização e manutenção.
Fica também salvaguardada a utilização das instalações do antigo estabelecimento de ensino para atos eleitorais.