2022-11-28
Os detidos, um homem e uma mulher, a residir em Portugal, aliciaram a vítima, uma jovem de 29 anos, em Moçambique, a vir estudar e trabalhar em Portugal.
A Polícia Judiciária identificou, localizou e deteve, em Espinho, dois suspeitos, fortemente indiciados pela prática do crime de tráfico de pessoas.
Em novembro de 2021, os arguidos, sob a falsa promessa de poder vir estudar e trabalhar, aliciaram a vítima, em Moçambique, transportando-a para Portugal e submetendo-a depois a servidão laboral/doméstica.
Em Portugal, a vítima, uma mulher de 29 anos de idade, foi privada dos seus documentos, sendo obrigada a trabalhar 16 horas por dia, sem direito a folgas ou horário de descanso, sendo remunerada em 50 euros, por mês.
Apenas lhe seria permitido tomar uma refeição por dia e os cuidados de higiene eram também limitados.
Aquando da sua sinalização, foi-lhe diagnosticada uma anemia grave provocada por ausência de alimentação, sendo notória a sua debilidade geral e falência física.
Os detidos, um casal, com 40 e 42 anos de idade, estrangeiros a residir em Portugal, vão ser presentes à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.