2022-11-24
A cerimónia aconteceu na sexta-feira passada, dia 18 de novembro, no auditório da Biblioteca Municipal de Vagos.
O Município de Vagos e o Turismo de Portugal celebraram, na sexta-feira passada, dia 18 de novembro, no auditório da Biblioteca Municipal de Vagos, a assinatura do protocolo da iniciativa “Formação + Próxima”, selando, assim, o compromisso de execução de formação gratuita no sector turístico, durante dois anos.
Na cerimónia, estiveram presentes Ana Paula Pais, diretora do Departamento de Formação do Turismo de Portugal, Adriana Rodrigues, da Turismo do Centro e Silvério Regalado, Presidente da Câmara Municipal de Vagos, que, antes do ato formal da assinatura do protocolo, abordaram o tema “Qualificar Pessoas e Destinos” que pretendeu refletir a importância de qualificar pessoas, os desafios da formação para o turismo, a oferta existente/a criar e os novos paradigmas.
Sandra Simões, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra apresentou, ao público presente, o programa “Formação + Próxima” e a proposta de formações que se pretendem realizar já no próximo ano tais como: Atendimento e informação ao cliente (inglês e francês); Vitrinismo; Nómadas digitais; Fotografia de produto; Estratégia e criatividade na comunicação; Espumantes Bairrada; Segurança alimentar - novas exigências e riscos emergentes; Gestão operacional de um alojamento local; Serviço de receção e housekeeping; Projetos de investimento - apoios públicos e soluções de financiamento e Serviço de vinhos na restauração e harmonização.
“Vagos, conhecer para melhor promover”
A par com a “Formação + Próxima”, no concelho de Vagos vai, ainda, ser promovida a acção “Vagos, conhecer para melhor promover” que contemplará seis módulos: Percursos Pedestres, Atividades Náuticas, Produtos Gastronómicos, Arte Xávega – artes e ofícios, Molinologia – artes e ofícios e Lugares de Fé.
Trata-se de uma acção “feita à medida” para os agentes económicos de Vagos que trabalham direta ou indirectamente com o Turismo.
Nesta formação, os formandos terão a possibilidade de conhecer, na teoria e na prática, os principais produtos turísticos do concelho.