Aveiro Orienteering Weekend 2021 leva provas de orientação a Vagos e Aveiro

2021-11-15

Após algum tempo de interregno, a modalidade de Orientação Pedestre está de regresso às terras aveirenses. Esse reencontro é já no último fim de semana de Novembro.

Aveiro Orienteering Weekend 2021 leva provas de orientação a Vagos e Aveiro

Num esforço do Clube de Orientação de Estarreja e dos municípios de Vagos e de Aveiro, com a chancela da Federação Portuguesa de Orientação será proporcionado um fim de semana pleno de desafios de mapa e bússola na mão quer em floresta quer na cidade, de noite e de dia.
A esse evento conjunto, deu-se o nome de Aveiro Orienteering Weekend 2021.

Na manhã do próximo dia 27 de novembro o Município de Vagos recebe o Campeonato Nacional de Estafetas de Orientação 2021. 
Atletas de todo o país vão competir na floresta em redor do Parque de Campismo da Vagueira. Este evento tem o seu início às 10h00 e é enquadrado no calendário oficial da Federação Portuguesa de Orientação. 
Esta iniciativa irá eleger as melhores equipas dos diferentes escalões, dos 14 aos 85 anos e é também direcionado para pessoas sem qualquer experiência na modalidade! 
Há quatro escalões abertos: Fácil Curto, Fácil Longo, Difícil Curto e Difícil Longo dedicados aqueles que querem experimentar a sua capacidade de Orientação. 

Ao final da tarde de sábado, a iniciativa ruma até ao Município de Aveiro, onde, junto à Casa da Comunidade Sustentável, terá lugar uma etapa urbana designada Aveiro Sprint Race.
Será uma prova curta, rápida, com percursos que percorrem a mancha verde da cidade. A área de competição será polvilhada de pontos de controlo, com a particularidade das partidas apenas se iniciarem após a a noite cair. Será preciso usar frontais, o que dará um ambiente maravilhoso aos parques por onde os atletas navegam.

No domingo, dia 28 de novembro realiza-se a etapa rainha do evento, o Aveiro City Race 2021. Será uma prova de Orientação Urbana de distância média, percorrendo parte da zona sul da cidade, terminando junto aos Paços do Concelho, onde se revisita o local da chegada da edição de 2016.
Para a ORI Estarreja “há um aliciante nesta etapa. O circuito Portugal City Race 2021 aproxima-se do fim, e aguarda-se a presença dos melhores sprinters urbanos de Orientação a consolidar a sua posição no ranking e em simultâneo os melhores Orientistas de Floresta nacionais”.
A organização espera “que esta etapa seja uma prova bastante competitiva nos escalões de Seniores Masculinos e Femininos, disputada a alto ritmo e com a espectativa de ser disputada ao segundo do primeiro ao último ponto de controlo, e onde parte do percurso poderá ser acompanhada não só à passagem no ponto de espectadores como na zona envolvente ao centro do evento.”

 

 

- Publicidade -

- Publicidade -

 

- Publicidade -

 

 

- Publicidade -