“Eixo Cultural A25” une Aveiro, Viseu e Guarda

2021-07-23

Projeto cultural arranca no próximo dia 29 de julho.

“Eixo Cultural A25” une Aveiro, Viseu e Guarda

Os Municípios de Aveiro, Guarda e Viseu apresentaram um novo projeto cultural que os une: o “Eixo Cultural A25 – Rede de Criação e Programação.
O projeto engloba três acções: concertos improváveis, residências emergentes e, por fim, instalações de luz no Património. 
Para Ribau Esteves, a Cultura é “um instrumento importante de desenvolvimento do território”.
Os concertos improváveis contemplam a criação de dois programas orquestrais originais, criados pelas duas formações sinfónicas profissionais mais relevantes da região Centro: a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra Filarmónica Portuguesa. Estas duas criações integram colaborações com dois artistas de outras áreas musicais e com reputação nacional e internacional, nomeadamente António Zambujo e Cuca Roseta. 
Através da dinamização das residências emergentes, estes três Municípios propõe um projeto de cocriação musical a partir de um conjunto de residências direccionadas a bandas/artistas/colectivos emergentes no território, nas áreas da música pop, rock e hip hop envolvendo também a participação de produtores/associações culturais locais na sua coordenação e implementação. Além das residências será realizada a gravação de um vídeo de cada uma das criações em que se documentará todo o processo de criação. 
Já nos dias 24 e 25 de Setembro, as cidades de Aveiro, Viseu e Guarda iluminar-se-ão. A decorrer em simultâneo com as Jornadas Europeias do Património 2021, esta acção promove a criação de três intervenções artísticas originais de grande escala e utilizando a luz como recurso central. A acção irá realizar-se em simultâneo funcionando como uma proposta de “percurso” artístico-cultural pelas três cidades, estimulando novas formas de as visitar e descobrir. 
O “Eixo Cultural A25” representa um investimento na ordem dos 297 255,00 euros e contempla um total de 12 ações.

 

 

 

- Publicidade -

- Publicidade -

 

- Publicidade -

 

 

- Publicidade -