As Festas de Santo António estão de volta a Estarreja

2021-06-04

As Festas de Santo António, da Cidade e do Município continuam a marcar um dos momentos altos da identidade cultural do concelho de Estarreja. Depois do interregno em 2020 e agora com o desconfinamento em curso, os festejos estão de volta, embora com todas as precauções por causa da COVID-19.

As Festas de Santo António estão de volta a Estarreja

As Festas de Santo António, da Cidade e do Município continuam a marcar um dos momentos altos da identidade cultural do concelho de Estarreja. Depois do interregno em 2020 e agora com o desconfinamento em curso, os festejos estão de volta, embora com todas as precauções por causa da COVID-19. O programa foi adaptado, não se realizarão eventos para grandes públicos, mas haverá Festas de Santo António a partir de hoje até 13 de junho. Concursos, exposições, concertos, recriações, apresentação de livro, sessões de leitura e tasquinhas em casa, são actividades agendadas para os festejos.

Do programa, para este fim-de-semana, destaque para o concurso “Montras de Santo António de Estarreja”. Pela primeira vez, a Câmara Municipal realiza, em parceria com a SEMA – Associação Empresarial, este concurso, promovendo a criatividade dos comerciantes locais. A acção decorre até dia 13 de junho. As melhores montras terão direito a prémios monetários. 
Hoje, dia 04 de junho, o Mercado Antigo comemora 30 anos e, com o objetivo de reviver emoções e de relembrar memórias que atravessam gerações, a data é assinalada com uma exposição em vários locais da cidade, intitulada “30 anos de Mercado Antigo”, vivido e recriado junto à memória do Santo Padroeiro de Estarreja. Ainda no programa para esta 6ªfeira, na Casa Municipal da Cultura, a inauguração da exposição “Um altar a Santo António”, do artista plástico estarrejense Joakin Pereyra.
É na Praça Francisco Barbosa que se realizarão as atividades ao ar livre, com o concerto de Sebastião Antunes & Quadrilha, amanhã, dia 5 de junho às 21h, e com a recriação dos Quadros Vivos do Mercado Antigo, no dia 6, pelas 11h, com a participação dos grupos e ranchos folclóricos do concelho. 
Tasquinhas em casa 
A Tenda das Tasquinhas, no Parque Municipal do Antuã, com o certame dos sabores mais tradicionais, fica adiada para 2022. Este ano, pode continuar a degustar a gastronomia regional e as melhores iguarias confecionadas pelas várias coletividades participantes, mas em casa.
Mantém-se a tradição das Tasquinhas em formato de take away, contribuindo para a continuidade da vivência do espírito de convívio e alegria que pautam as grandes festas de Estarreja.
Inviável é a realização das tradicionais Marchas Populares. Contudo, dentro das condições possíveis que obrigaram a reinventar o programa, tendo sempre presente a defesa da saúde pública, a Câmara Municipal de Estarreja espera que os estarrejenses usufruam deste momento único e celebrem as suas tradições.
O Dia do Município assinala-se a 13 de junho, com Sessão Solene às 15h00 no Cine-Teatro de Estarreja. À qual se seguirá a Missa Campal na Praça Francisco Barbosa.

 

 

- Publicidade -

- Publicidade -

 

- Publicidade -

 

 

- Publicidade -