2021-04-19
As medidas aprovadas pelo Governo para esta 3ª e penúltima fase do processo de desconfinamento, que está a decorrer desde 15 de março, entraram em vigor esta segunda-feira.
O Governo anunciou na quinta-feira passada, dia 15 de abril, as medidas que fazem parte desta que é a 3ª e penúltima fase do processo de desconfinamento.
As novas medidas incluem o regresso das aulas presenciais no ensino secundário e superior e a reabertura de restaurantes, cafés e pastelarias com o máximo de quatro pessoas por mesa no interior ou seis por mesa em esplanadas; todas as lojas, centros comerciais e espaços culturais (cinemas, teatros e salas de espetáculos); lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação.
É ainda permitido, a partir de hoje, a prática de modalidades desportivas de médio risco, atividade física ao ar livre até seis pessoas, a realização de eventos exteriores com diminuição de ligação para cinco pessoas por 100m2 e a realização de casamentos e batizados com 25% da lotação.
Este processo está a ser levado a cabo, de forma faseada, desde 15 de março. Estas novas medidas, que entraram em vigor hoje, juntam-se às já aprovadas e em vigor anteriormente como reabertura de museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares efeiras e mercados não alimentares.