2021-02-01
O trabalho resultou de uma parceria entre a Universidade de Aveiro (UA), o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), o Centro Médico da Praça de São João da Madeira e a empresa nacional de engenharia de plásticos especializada no setor médic
Investigadores do Laboratório de Medicina do Genoma do Instituto de Biomedicina (iBiMED) da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveram um kit de saliva e um teste de saliva ultrassensível e altamente reprodutível para a Covid-19.
O trabalho resultou de uma parceria entre a Universidade de Aveiro (UA), o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), o Centro Médico da Praça de São João da Madeira e a empresa nacional de engenharia de plásticos especializada no setor médico-hospitalar, Muroplás.
“O novo teste elimina o desconforto e a pesada logística da colheita de amostras com zaragatoa”, adianta o estabelecimento de ensino superior.
Simplificação dos processos laboratoriais, baixo custo e fácil testarem comunitária são algumas das vantagens da utilização deste método, aprovado pela Autoridade Reguladora da Saúde dos Estados Unidos da América - Food and Drug Administration (FDA).
Segundo Artur Silva, vice-reitor da UA, é agora necessário e urgente a validação do método pelo INSA para se poder colocar ao serviço da população portuguesa.