Investigadores da Universidade de Aveiro desenvolvem teste de saliva ultra-sensível para a Covid-19

2021-02-01

O trabalho resultou de uma parceria entre a Universidade de Aveiro (UA), o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), o Centro Médico da Praça de São João da Madeira e a empresa nacional de engenharia de plásticos especializada no setor médic

Investigadores da Universidade de Aveiro desenvolvem teste de saliva ultra-sensível para a Covid-19

Investigadores do Laboratório de Medicina do Genoma do Instituto de Biomedicina (iBiMED) da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveram um kit de saliva e um teste de saliva ultrassensível e altamente reprodutível para a Covid-19.

O trabalho resultou de uma parceria entre a Universidade de Aveiro (UA), o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), o Centro Médico da Praça de São João da Madeira e a empresa nacional de engenharia de plásticos especializada no setor médico-hospitalar, Muroplás. 

“O novo teste elimina o desconforto e a pesada logística da colheita de amostras com zaragatoa”, adianta o estabelecimento de ensino superior. 

Simplificação dos processos laboratoriais, baixo custo e fácil testarem comunitária são algumas das vantagens da utilização deste método, aprovado pela Autoridade Reguladora da Saúde dos Estados Unidos da América - Food and Drug Administration (FDA).

Segundo Artur Silva, vice-reitor da UA, é agora necessário e urgente a validação do método pelo INSA para se poder colocar ao serviço da população portuguesa.

 

 

 

- Publicidade -

- Publicidade -

 

- Publicidade -

 

 

- Publicidade -