Município de Cantanhede aposta na limpeza e desobstrução de 8,5km de leitos e margens de cursos naturais de drenagem hídrica

2021-01-14

Operação ascende a mais de 26 mil euros e compreende intervenção num vasto conjunto de cursos naturais do perímetro urbano da cidade.

Município de Cantanhede aposta na limpeza e desobstrução de 8,5km de leitos e margens de cursos naturais de drenagem hídrica

O Município de Cantanhede está a proceder à limpeza e desobstrução dos leitos e das margens de um vasto conjunto de cursos naturais de drenagem hídrica no perímetro urbano da cidade. 
Ascendendo a mais de 26 mil euros, a operação estende-se por cerca de 8,5 Km dos principais cursos de água, de modo a criar condições que permitam a vazão dos caudais, tendo ainda como objetivo promover a saúde pública e facilitar o acesso e a fruição dos espaços ribeirinhos.  
Os trabalhos contemplam a retirada da vegetação invasora, de árvores caídas e de todo o tipo de detritos que possam criar obstáculos ao normal curso das águas e/ ou reduzir a sua capacidade de escoamento, assim como a remoção de sedimentos e outro material dos leitos, incluindo a sua redefinição, sempre que tal se justifique. A empreitada prevê ainda a limpeza das secções de vazão das passagens hidráulicas e pontões e a criação de pequenos açudes para armazenamento de água e reabilitação de condições biofísicas. Serão preservadas as plantas que tenham interesse ou estejam protegidas por lei, assim como a reposição e reabilitação da galeria ripícola, de forma a manter a sua estrutura e o seu papel de proteção das margens. 
Do plano de intervenções fazem parte as valas da Varziela, dos Fujacos e do Juncal e afluente, estando também prevista a desobstrução das secções de vazão e pontões existentes na Urbanização de Vila D’Alva, sob a “antiga” linha férrea, Rua Dr. Sá Carneiro, Rua 1º de Maio, travessia do loteamento da Pintora, Rua da Pintora, EN 335, Rua João de Ruão, “COBAI” e Adega Cooperativa de Cantanhede, Travessa da Rua Nossa Senhora de Vagos, Rua Nossa Senhora de Vagos e Variante Ponte de Cantanhede.

 

 

- Publicidade -

- Publicidade -

 

- Publicidade -

 

 

- Publicidade -