2021-01-06
Parceria entre Oliveira de Azeméis e Universidade de Aveiro faz nascer novo campus universitário, nos terrenos da Quinta do Comandante.
A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e a Universidade de Aveiro anunciaram que estão a trabalhar na preparação de uma candidatura a fundos comunitários para a construção de um novo Campus Universitário, com dez novos edifícios, nos terrenos da Quinta do Comandante, onde já está instalada a Escola Superior Aveiro-Norte (ESAN) da Universidade de Aveiro.
Segundo avança o Azeméis.Net, “o presidente do município oliveirense destaca a pretensão da criação de «um grande laboratório de experimentação» onde se possa «no presente experimentar as tecnologias do futuro, antecipando assim esse futuro, permitindo assim que as nossas empresas possam ter neste laboratório de experimentação um conjunto de soluções tecnológicas que as preparem para o futuro, num quadro de competitividade global, onde elas estão permanentemente expostas» ”.
Joaquim Jorge revela ainda que no projeto, já delineado, está prevista a construção de dois edifícios dedicados a projetos de interesse estratégico regional, e avança ainda uma outra novidade: no futuro, os jovens estudantes vão ter ao seu dispor um edifício onde poderão dar os seus primeiros passos no mundo empresarial através de incubadoras de startups e growups.
O reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, revelou que este é um projeto que já está a ser desenvolvido há alguns anos, e que estão reunidos “ingredientes que são difíceis de reunir e que não se reúnem de um dia para o outro”.
O novo campus universitário resultará de um investimento na ordem de 50 milhões de euros.