2026-09-01
"Volta à Freguesia de Soza em Bicicleta" está agendada para dia 13 de setembro e pretende levar os participantes a vestir-se a rigor e a recuperar as antigas bicicletas.
Recuperar a tradição de andar de “pasteleira” e recordar os tempos em que estas bicicletas faziam parte do quotidiano das comunidades são os principais objetivos da “Volta à Freguesia de Soza em Pasteleira”, que se realiza no próximo dia 13 de setembro.
Promovida pela Comissão de Festas do Boco 2027, a iniciativa pretende levar os participantes a vestir-se a rigor e a recuperar as antigas bicicletas, numa viagem pelas terras da freguesia que procura recriar o ambiente e as memórias de outros tempos.
A organização desafia, por isso, a comunidade a tirar as “pasteleiras” da garagem e a juntar família e amigos para participar neste momento de convívio e de valorização das tradições locais.
A concentração está marcada para as 9h30, no Largo da Capela do Boco, com a saída prevista para as 10h00.
A participação tem um custo de 7,50 euros, valor que inclui o seguro. As inscrições decorrem até 11 de setembro.
No final do passeio haverá ainda um leilão de ofertas e cereais.
Mais do que um passeio de bicicleta, a iniciativa pretende recuperar uma tradição e proporcionar às novas gerações a oportunidade de conhecer e reviver uma forma de andar de bicicleta que marcou o quotidiano de outras épocas.