Cantanhede, Ílhavo, Mira e Oliveira do Bairro mostram interesse em juntar-se à rota dos Moinhos

2026-04-13

O convite partiu da Câmara de Vagos.

Cantanhede, Ílhavo, Mira e Oliveira do Bairro mostram interesse em juntar-se à rota dos Moinhos

Cantanhede, Ílhavo, Mira e Oliveira do Bairro assinaram, no sábado passado, uma declaração de interesse em pertencer à rota dos Moinhos, a convite de Vagos, juntando-se, assim, Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos.

A vereadora da Cultura da Câmara de Vagos, Graça Gadelho, considera que a adesão de novos Municípios permitirá integrar uma rede de moinhos a nível nacional. “Só faz sentido com todos juntos e com o peso de vários Municípios”, adiantou acrescentando que “se juntarmos mais cinco, a rota fica com capacidade para tornar estas iniciativas muito maiores e também providenciar mais investimento”.

Oliveira do Bairro, representado pelo vice-presidente, Jorge Pato, adiantou que o concelho tem três moinhos de água para reabilitar. “É um trabalho que vamos iniciar”, garantiu.

De Mira, o vice-presidente Tiago Cruz, contou que o concelho tem “uma mão cheia de moinhos em funcionamento” e que a autarquia adquiriu, recentemente, um outro para se juntar ao espólio.

Carlos Gregório, do departamento da Cultura de Cantanhede, explicou que no concelho há dois moinhos municipais. Em representação do Município de Cantanhede, mostrou-se confiante de que “em união e em conjunto iremos conseguir certamente criar aqui uma rota muito interessante”.

Ílhavo não se fez representar.

 

 

- Publicidade -

- Publicidade -

 

- Publicidade -

 

 

- Publicidade -