Desmantelado grupo que se dedicava ao auxílio à imigração ilegal em Cantanhede, Pombal, Alcobaça e Porto

2026-07-08

No âmbito da operação foram detidos cinco suspeitos.

Desmantelado grupo que se dedicava ao auxílio à imigração ilegal em Cantanhede, Pombal, Alcobaça e Porto

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, desencadeou, ontem, nas zonas de Cantanhede, Pombal, Alcobaça e Porto, uma operação policial com vista ao desmantelamento de um grupo criminoso organizado, dedicado à prática reiterada dos crimes de auxílio à imigração ilegal, associação de auxílio à imigração ilegal, corrupção, branqueamento de capitais e falsificação de documentos, e que culminou com a detenção de cinco suspeitos.

No cumprimento de mandados de detenção fora de flagrante delito, emitidos pelo DIAP Regional de Coimbra, foram detidos dois homens e duas mulheres, entre os quais três empresários e o Chefe de um Serviço de Finanças da região Centro. No decurso da operação, foi ainda detido, em flagrante delito, um homem, pela prática do crime de detenção de arma proibida.

Da complexa investigação em curso, iniciada em setembro de 2025, verificou-se que este grupo criminoso dedicava-se à legalização fraudulenta de milhares de cidadãos estrangeiros, em Portugal, ao longo de vários anos.

Os suspeitos atuavam movidos pelo propósito de obter elevados proventos financeiros, recorrendo, para o efeito, a elaboradas estratégias destinadas a dissimular a sua atuação e a ludibriar diversas instituições do Estado português.

Os imigrantes, enquanto clientes deste grupo criminoso e na expectativa de alcançarem uma vida melhor, dispuseram-se a pagar elevadas quantias monetárias para obter a documentação necessária à instrução dos respetivos processos de regularização, vivendo e trabalhando, muitos deles, em diversos países do espaço europeu, pese embora figurem, perante a Autoridade Tributária e a Segurança Social, como exercendo atividade profissional em Portugal.

No decurso das 16 buscas realizadas, foi apreendido um vasto acervo documental relacionado com processos de regularização irregular de cidadãos estrangeiros, equipamento informático, três armas de fogo e cerca de 50 mil euros em numerário.

Os detidos, com idades compreendidas entre os 33 e os 55 anos e sem antecedentes criminais conhecidos, serão oportunamente presentes às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório judicial, tendo em vista a aplicação das medidas de coação consideradas adequadas.

 

 

- Publicidade -

- Publicidade -

 

- Publicidade -

 

 

- Publicidade -