Ministro da Saúde compromete-se com reabertura dos postos de Saúde de Covão do Lobo e da Gafanha da Boa Hora

2023-09-26

Assumido o compromisso, o presidente da Câmara de Vagos, Silvério Regalado, comprometeu-se com a assunção da transferência de competências da Administração Central para o Município de Vagos.

Ministro da Saúde compromete-se com reabertura dos postos de Saúde de Covão do Lobo e da Gafanha da Boa Hora

O Município de Vagos tem à disposição dos cidadãos três Unidades de Saúde Familiares (USF), número completado, esta terça-feira, com a inauguração da USF Vagos Sul, que servirá o sul do concelho.

A inauguração contou com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e marcou a assinatura da transferência de competências da área da saúde para Vagos com o compromisso por parte do Ministério da Saúde de reabrir os postos de saúde de Covão do Lobo e da Gafanha da Boa Hora, em dias e horários a determinar.

“Recebi com enorme alegria o compromisso da Dra. Adriana [Gameiro, coordenadora da USF Vagos Sul] de o fazer [reabrir o posto de saúde] relativamente ao Covão do Lobo e sei que os responsáveis da USF Nossa Senhora de Vagos também estão a fazer tudo para abrir a unidade de saúde da Gafanha da Boa Hora”, adiantou o presidente da Câmara de Vagos, Silvério Regalado.

Assumido esse compromisso por parte do Ministério da Saúde, Silvério Regalado cumpriu com a sua parte e assinou a descentralização da competência da Saúde, que conta com um pacote financeiro de 1,7 milhões de euros.

“Temos a obrigação de não falhar às nossas populações”, frisou o edil vaguense.

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, considera que é necessário “melhorar a organização dos nossos serviços”.

“Generalizar as Unidades de Saúde Familiares” é o caminho a seguir, na perspetiva de Manuel Pizarro.

Quanto à descentralização de competências, Manuel Pizarro considera que “por mais dedicada que seja a Dra Rosa Marques [ARS Centro], por mais atento que seja o Dr. Pedro Almeida [ACES Baixo Vouga] não é a mesma coisa tratar deste assunto para a região Centro inteira a partir de Coimbra ou em cada Município [a autarquia] tratar de manter os Centros de Saúde, os equipamentos, as infraestruturas em condições adequadas de funcionamento”.

Obras financiadas pelo PRR

Garantida uma equipa de saúde familiar para todos os vaguenses, o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, anunciou que as obras de ampliação e requalificação da USF Vagos Sul e, também as de recuperação da USF dos Lagos serão financiadas pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

“Estou em condições – graças à Comissão Europeia ter aprovado na passada sexta-feira a reprogramação do PRR -, de assegurar que nós temos condições de financiar as obras que são mais urgentes aqui no Município”.

Modelo B

A USF Nossa Senhora de Vagos apresentou uma candidatura para se tornar numa unidade Modelo B, ou seja, onde os funcionários são remunerados de acordo com o seu desempenho.

Manuel Pizarro revelou “esperança de que isso possa ser muito acelerado para as outras duas USF’s do concelho de Vagos, de forma a conseguir não apenas melhorar o atendimento às pessoas, mas melhorar também a satisfação dos profissionais e as condições de trabalho dos profissionais”.

 

 

- Publicidade -

- Publicidade -

 

- Publicidade -

 

 

- Publicidade -